sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O que provoca o riso

Resumo escrito por:FlordaLua

  Estudos e Curiosidades Sobre o Riso



     Os seres humanos adoram dar risada, e um adulto ri, normalmente, 17 vezes por dia. As pessoas gostam tanto de sorrir que existem indústrias para isso. As piadas, as comédias de situação (sitcoms) e os comediantes são todos programados para nos fazer gargalhar porque isso faz bem. 
     Risada não é a mesma coisa que humor. O riso é a resposta fisiológica ao humor. 
     A risada consiste em duas partes: um conjunto de gestos e a produção de um som. Quando rimos, o cérebro nos pressiona a realizar ambas as atividades simultaneamente. 
     Quando sorrimos,quinze músculos faciais se contraem e o estímulo do músculo zigomático maior (principal mecanismo que levanta o lábio superior) acontece, fazendo com que soltemos um sorriso. 
     Quando rimos nosso sistema respiratório é interrompido pela epiglote que semifecha a laringe, de modo que a entrada de ar ocorre de forma irregular. Enquanto a boca está abrindo e fechando, a luta pela entrada do oxigênio continua, o rosto fica úmido e geralmente vermelho (ou roxo). Daí a expressão vermelho de rir.
     Alguns pesquisadores acreditam que o riso, assim como o canto do pássaro, funciona como um tipo de sinal social. Outros estudos confirmam essa teoria ao provar que as pessoas são 30 vezes mais propensas a rir em eventos sociais do que quando estão sozinhas (e sem estímulo pseudo-social da televisão). 
     O estudo fisiológico do riso tem nome próprio: gelotologia. E sabemos que determinadas partes do cérebro são responsáveis por certas funções. 
     Quando analisamos as áreas do cérebro envolvidas com o riso, o sistema límbico parece ser primordial. O sistema límbico é uma cadeia de estruturas localizadas abaixo do córtex cerebral e está ligada diretamente com motivação e comportamentos emocionais.        Os especialistas dizem que várias diferenças óbvias nas pessoas determinam o que elas acham engraçado. A diferença mais significativa é a idade. Por exemplo: Crianças dão risada de qualquer coisa, pois tudo é novo em seu mundo. Adolescentes gostam de piadas sobre sexo, comida, autoridades e assunto considerados proibidos por adultos, que por sua vez, preferem só acham graça de piadas inteligentes e bem construídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário